Marketing Digital

Utilizando o Google Analytics a seu favor

 

Muitas empresas fazem pesquisas a fim de conhecer melhor seus clientes, entender seu comportamento e conhecer suas necessidades. Afinal, essas informações são fundamentais para desenvolver boas estratégias e se diferenciar da concorrência.

No meio digital, o Google Analytics age como uma ferramenta robusta que fornece importantes informações sobre os usuários que acessam seu site ou suas campanhas. O Analytics é utilizado por praticamente todas as empresas, por ser uma plataforma gratuita e, na maioria das vezes, mais completa e fácil de usar do que as fornecidas pelos provedores de hospedagem.

Por meio do Google Analytics é possível obter diversos insights sobre seus clientes em relação ao seu site: por qual página eles entraram e por onde saíram, quanto tempo permaneceram em cada página, que tipo de conteúdo os atraiu por mais tempo, qual assunto está gerando mais rejeição, que dispositivo usam mais para acessar seu site (computador, celular, tablet, etc).

Saber utilizar essas informações a seu favor pode trazer diversos benefícios para seu negócio, como criar conteúdo alinhado às expectativas do seu público (comparando as páginas mais acessadas com as mais rejeitadas, por exemplo), conhecer melhor seus hábitos (se permanecem nas páginas tempo suficiente para ler conteúdos longos ou saem rapidamente, sugerindo um ajuste no conteúdo para textos mais curtos), entre outras.

 

Confira algumas informações fornecidas pelo Google Analytics e como elas podem ser usadas a seu favor:

Novos visitantes: número de usuários novos que visitam seu site em um determinado período. Se o número de novos visitantes estiver diminuindo ao longo do tempo ou estiver muito baixo, pode ser um indicador de que seu site precisa de novidades para atrair novos consumidores ou de investimento em divulgação.

 

Visitantes recorrentes: usuários que acessam seu site com frequência. Esse indicador mostra que há consumidores fidelizados, que mantêm interesse no conteúdo publicado no seu site e o visitam frequentemente. Um índice alto mostra que seu conteúdo está sendo eficaz, já que os usuários continuam acessando seu site em busca de novidades. Já se o número for baixo, é preciso fazer mudanças para que ele seja mais atraente e esteja sempre atualizado.

 

Taxa de rejeição: mostra a quantidade de usuários que saíram do seu site sem realizar nenhuma ação. Uma taxa de rejeição alta pode indicar que seus consumidores não estão encontrando o que buscavam no seu site ou que não estão conseguindo visualizá-lo corretamente (caso acessem por um celular e o site não esteja adaptado para se adaptar a esse formato de tela, por exemplo).  Esse é um dos indicadores mais importantes, pois pode apontar o que os usuários não estão gostando em seu site. Se um determinado conteúdo possui alta taxa de rejeição, significa que, provavelmente, seu público não é receptivo àquele assunto.

Falamos com mais detalhes sobre a taxa de rejeição em um posto dedicado exclusivamente a este assunto. Leia aqui.

 

Tempo médio: média do tempo que os visitantes passam no seu site. Quanto maior o tempo, mais relevância o seu conteúdo tem para seus consumidores. Portanto, se o tempo médio for muito baixo, pense em conteúdos que possam ser mais atraentes e tenham importância para seus clientes.

 

Além das informações básicas: como dissemos, o Google Analytics é uma ferramenta bem completa e, conforme você for explorando, é possível também fazer usos mais avançados e obter informações ainda mais importantes. Veja algumas funções avançadas do Analytics:

 

Integração com Google Adwords: permite acompanhar suas campanhas digitais e verificar qual converteu mais, a origem das palavras, taxa de rejeição, etc. Para saber mais sobre campanhas usando o Google Adwords, leia nosso artigo sobre a ferramenta.  

 

Definição de metas (conversões): seu site está sendo eficiente na geração de negócios? Configurando metas, é possível medir: consumidores que preencheram o formulário de contato para pedir informações sobre serviços ou produtos, quantidade de downloads de material disponibilizado, usuários que se cadastraram para receber informações, etc

 

Teste A/B: permite testar hipóteses de mudanças no seu site, como que tipo de conteúdo ou layout, entre duas opções possíveis, tem melhor recepção entre seu público.

 

O Google Analytics é uma ferramenta para auxiliar suas estratégias digitais, já que traz informações bastante úteis sobre os consumidores que acessam seu site. Saber utilizar a plataforma corretamente e conhecer tudo o que ela pode fazer pelo seu negócio é muito importante. Para isso, conte sempre com a ajuda de uma agência especializada em Marketing Digital, que irá ajudar você a configurar tudo corretamente e extrair os relatórios que sejam mais adequados aos seus objetivos.

Para saber melhor como o Google Analytics pode trabalhar a favor da sua empresa, entre em contato com a Titânio.