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Marketing Digital

6 coisas que todo site corporativo precisa ter

Ter um site deixou de ser opcional faz anos, no boom do Facebook algumas empresas chegaram a desligar seus sites e apontar o endereço para a Fan Page do Facebook, mas já sabemos também que essa estratégia só beneficia ao Facebook, já que o alcance orgânico da página hoje é muito baixo.

Mas não basta ter um site e não ter visitas, ou ter visitas e não ter conversão em clientes ou ganho de marca. Você precisa encantar seus clientes desde a primeira visita no seu site, por isso, separamos 6 coisas que todo site corporativo precisa ter.

 

1- Bom conteúdo

Independente se você tem uma estratégia de marketing de conteúdo associado, o conteúdo do seu site precisa ser muito bem pensado. Ele precisa ser claro e objetivo para os novos visitantes entenderem sobre sua empresa e seus produtos ou serviços.

Um bom conteúdo pode ser o divisor de águas entre reter o visitante ou fazer ele buscar o seu concorrente.

Existem alguns itens que caracterizam um bom conteúdo como:

  • Não ter erros ortográficos
  • Escaneabilidade
  • Clareza nas informações

 

Fazer conteúdo para web requer algumas técnicas diferentes das de conteúdo impresso. Um exemplo clássico é o uso do alinhamento à esquerda e não justificado, como usado no impresso.

Para melhorar a escaneabilidade do seu conteúdo você pode usar negrito, destaques de citações ou itálicos, por exemplo.

2- Boa usabilidade

Usabilidade não é beleza. Apesar de transmitir beleza, usabilidade é pensada em como o seu cliente vai navegar no seu site. Um site com problemas de usabilidade gera frustração no cliente e é um fator de abandono do site.

Para um site corporativo sem muitas funcionalidades manter uma boa usabilidade é mais simples, mas é importante lembrar que com a diversidade de tamanho de telas que precisamos nos preocupar, um site responsivo é fundamental para que o seu cliente possa navegar sem problemas em qualquer dispositivo.

Quanto mais funcionalidades seu site possuir, mais planejamento e análise de usabilidade ele vai precisar. É importante que seu site seja simples aos olhos de quem acessa.

3- Analytics

Já pegamos muitos clientes sem nenhum contador de visitas instalado. O Google Analytics é um dos melhores sistemas de monitoramento de visitas para o seu site, além de ser gratuito.
Ter informações como origem dos visitantes, tempo de navegação, páginas visitadas, termos de uso usado para acessar o site, buscas internas, por exemplo, possibilitam um estudo constante do site e consequentemente uma melhora contínua.

Um ponto importante que vou detalhar em um próximo post é sobre como analisar os dados de visitantes do site. Não se limite a saber o número de pessoas que acessaram o site, tem muitas informações valiosas a serem retiradas do Google Analytics.

4- Velocidade de carregamento

Além de ser um fator que o Google leva em consideração para posicionar seu site na busca, a velocidade de carregamento interfere na percepção de qualidade do seu site. Um site lento tende a ter uma retenção menor de usuários.

Se você publicar conteúdos no seu site e desejar que ele seja regularmente acessado, ter um site rápido é fundamental para esse objetivo.

Em acessos via celular e rede 3/4G, a velocidade de carregamento interfere em como ele vai ser exibido na tela do usuário, isso porque o Google tenta acelerar a navegação e elimina alguns elementos do seu site exibindo uma versão “otimizada” para quem acessa.

5- Técnicas de SEO

Não adianta ter seu site online se você não atrair visitantes. Existem formas pagas de se obter visitas, mas através de técnicas de SEO (Search Engine Marketing) – já falamos sobre técnicas de SEO aqui – é possível ter seu site na primeira posição do Google sem precisar pagar por cada clique.

O famoso acesso orgânico, além de ter uma qualificação de usuários muito maior, tem uma vantagem a longo prazo que é o custo de se manter uma página otimizada no ar gerando resultados. O esforço com SEO tem um ROI muito maior do que manter campanhas de Adwords, por exemplo.

6- Chamada para conversão

Você fez um bom conteúdo, seu site é fácil de navegar, carregou rápido e foi acessado através do Google. Ótimo, dever de casa muito bem feito! Mas agora esse visitante precisa se transformar em um cliente.

Ter chamadas para conversão – ou Call to Action – é a chave para transformar um visitante em lead. Não só para direcionar ele para o formulário de contato ou ao carrinho de compras, seu site precisa ter chamadas que façam o usuário pensar e quebrar a barreira do SIM.

Não se limite ao “Clique e compre”, “Saiba mais”, use frases que mexam com seu visitante. No site da Titânio, por exemplo, tentamos usar frases diferentes como “TRANSFORME INFORMAÇÕES EM INSIGHTS”, na chamada após a área dos posts do blog. Um cliente de e-commerce que tivemos usava nos botões de compra “amei” e “eu quero”.

O tipo de frase vai variar de acordo com o seu público, mas use esses textos para se diferenciar.

Além dos 6 tópicos comentados acima um bom site tem diversas características, mas entendemos que as acima citadas são fundamentais para qualquer site corporativo.

Com a evolução das técnicas de SEO, linguagens de programação e a própria tendência de layout, um ponto importante é manter seu site sempre atualizado com o mercado, seja em atualizações pequenas ou mesmo o lançamento de um novo site.

Um dos serviços oferecidos pela Titânio é a gestão de site, onde fazemos atualizações de conteúdo, layout e desenvolvimento, além da estratégia para aumentar o tráfego do seu site e o retorno que ele gera. Quer saber mais, converse com a gente.