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a automação de marketing é vital para qualquer tipo de negócio

Por que a Automação de Marketing é vital para qualquer tipo de negócio?

A Automação de Marketing é vital para qualquer tipo de negócio: converter potenciais clientes em clientes satisfeitos. Portanto, deixar a automação de Marketing fora da sua estratégia digital é ser, deliberadamente, menos efetivo.

A automação de Marketing tira o foco do topo do funil de vendas para agir sobre os leads, melhorando as taxas de conversão. Mais leads se tornam oportunidades e mais oportunidades viram vendas ao se aplicar as técnicas de automação. Isso acontece porque os leads serão nutridos: sua empresa está mandando a comunicação certa para as pessoas certas.

Nesse sentido, algumas pesquisas apontam que clientes que recebem vários alertas sobre o carrinho abandonado em um site de e-commerce, por exemplo, são mais propensos a concluir a compra que aqueles que recebem apenas um ou nenhum. Além disso, campanhas personalizadas e segmentadas tendem a ter resultados bem melhores que aquelas sem essas características.

Isso significa que é importante estar presente e interagir com clientes atuais e potenciais e, por meio da automação de Marketing, é possível classificar e segmentar clientes de modo que cada um receba as informações mais relevantes de acordo com seu perfil, no momento no momento em que estão dispostos a ouvir e se engajarem e na frequência que desejam.

Diga quem é seu lead e te direi o que fazeres

De fato, um dos benefícios das ferramentas de automação de Marketing é a possibilidade de classificar seus leads e segmentá-los por cargo, empresa, estágio de compra, entre outros. Quando se usam abordagens de Inbound Marketing, um número indefinido de usuários é atraído.

A partir daí, um caminho é trabalhar no escuro, criar conteúdos mais gerais e continuar atraindo os usuários até que uma parcela seja convertida em vendas. Outra possibilidade é entender quem são as pessoas que foram atraídas e falar com elas de forma personalizada, entendendo melhor suas necessidades e seus comportamentos.

Se você tem um curso de webdesign, por exemplo, pode identificar usuários que ainda não estão prontos para  se matricular, mas se interessam pelo seu conteúdo. É possível criar regras para nutrir esses usuários com novas dicas de HTML ou layout responsivo toda semana. Isso faz com que sua empresa esteja sempre presente e  seja lembrada em uma posterior decisão.

Além disso, para leads em estágio de compra mais avançado, você pode disparar mensagens falando dos benefícios do curso, as áreas em que é possível atuar, depoimentos de ex-alunos bem posicionados no mercado e um call to action para que ele faça uma aula experimental ou se matricule.

Usando a classificação e segmentação, são diversas as alternativas para os negócios. Uma concessionária de automóveis, por exemplo, pode enviar um e-mail para sua lista de interessados com um panorama dos veículos em seu portfólio.

Ao fim da mensagem, pergunta em qual modelo o destinatário está mais interessado: A, B ou C? Ao clicar em uma das alternativas, o usuário recebe, dias depois, um novo e-mail com  detalhes específicos daquele modelo. Caso ele tenha aberto e e-mail, o sistema notifica um vendedor para que entre em contato e ofereça um test drive. Dessa forma, sua empresa será muito mais assertiva, contactando pessoas mais propensas a fazer o teste e realizar uma compra.

Dando aquele empurrãozinho que falta para você converter

Há também situações em que seu lead está quase pronto. Um exemplo é o usuário que abandonou o produto em um carrinho de e-commerce. Ao ser lembrado via e-mail, abre a mensagem, clica no link, volta ao carrinho mas não conclui a compra nem exclui o produto. Isso indica que há um interesse, mas ainda existe algum impedimento.

Pode ser que o usuário esteja  avaliando se precisa mesmo daquele produto ou avaliando o impacto  em seu orçamento. Nesse caso, em vez de simplesmente esquecer esse possível cliente, que tal oferecer um cupom exclusivo de desconto caso ele seja um comprador habitual do seu site? Pode ser justamente o que falta para ele se decidir e as ferramentas de automação possibilitam criar regras automáticas para essa ação.

Existem estratégias e regras que podem ser utilizada, com as ferramentas de automação, para cada estágio do funil de Marketing, dependendo do desafio que sua empresa precise superar. É importante entender que uma boa automação de Marketing permite conhecer melhor quem são seus clientes atuais e potenciais e interagir com eles no momento ideal, com a abordagem mais adequada.

Para saber mais sobre como usar a automação a favor do seu negócio, entre em contato com a Titânio. Siga também nosso perfil no LinkedIn para acompanhar todas as publicações e continue acompanhando nossa série de posts sobre automação de Marketing. Na próxima postagem, vamos mostrar algumas dicas para aumentar suas vendas. Não perca!