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Marketing Digital
5 Maneiras de aumentar as suas vendas com Automação de Marketing

5 Maneiras de aumentar suas vendas com Automação de Marketing

Nos posts anteriores de nossa série sobre automação de Marketing (clique aqui para ler todos), explicamos o que era a automação, apresentamos as principais ferramentas e argumentamos sobre a importância de usar a técnica nos seus negócios. Agora, neste que finaliza a série, mostramos 5 maneiras de aumentar suas vendas com Automação de Marketing. Acompanhe:

1 –   A automação gera mais leads e aumenta a conversão

Enquanto estratégias de conteúdo e Inbound Marketing se preocupam em atrair visitantes, a automação está focada nos leads – aquelas pessoas que efetivamente têm chance de se converterem em oportunidades de vendas.

Ferramentas de automação fazem a classificação e segmentação dos seus leads e permitem enviar a comunicação certa, no melhor momento, para as pessoas certas, tudo automaticamente (detalhamos esse processo no post anterior, não deixe de ler).  

Dessa forma, a automação de Marketing otimiza suas conversões. Os visitantes têm mais chances de virarem leads. Esses, por sua vez, são nutridos por campanhas personalizadas, de acordo com seu perfil e estágio de compra. Assim, aumenta a chance de esses leads virarem oportunidades e as oportunidades se converterem em vendas, efetivamente. A automação trabalha os leads durante toda a jornada de compra, otimizando as conversões e, consequentemente aumentando suas vendas.

2 –  Prospects bem informados levam a vendas maiores

Um apaixonado por tecnologia, que entende tudo de celulares e sabe o diferencial de cada aparelho, tem muito mais possibilidade de comprar um modelo topo de linha do que aquela pessoa que só entende o básico e se contenta com qualquer aparelho capaz de rodar o WhatsApp, não é mesmo?  Para que gastar tanto se é tudo a mesma coisa?

O mesmo raciocínio se aplica a praticamente qualquer produto. Um amante de cervejas, que entende tudo do processo de preparação, estará disposto a importar marcas que não encontra por aqui. Um aficionado por carros é mais propenso a adquirir mais acessórios, pois conhece a importância de cada um.

Quanto mais informado é seu prospect, mais consciência ele tem a respeito da necessidade que precisa solucionar e mais propenso fica a investir na sua solução. Nesse sentido, a automação de Marketing é essencial, pois prepara o lead durante toda a jornada de compra, nutrindo-o com informações relevantes a cada etapa. Consequentemente, as estratégias de automação acabam gerando não só mais vendas como tickets médios mais altos.

3 – Processos integrados de Marketing e vendas

Após a automação de Marketing se encarregar de nutrir os leads, a área de vendas recebe os contatos mais preparados, já nas etapas finais do processo de compra.

Ao integrar Marketing e vendas, os vendedores passam a atuar mais auxiliando o cliente a entender melhor o produto e a fazer a melhor escolha para suas necessidades que argumentando e persuadindo.

Quando o lead já pesquisou, tirou suas dúvidas, entendeu os benefícios do serviço e está bem informado, precisa apenas de algum apoio para tomar a decisão final. Portanto, os vendedores acabam precisando investir menos em fazer contatos e prospectar e mais em assessorar os clientes.  Isso diminui o ciclo de vendas e aumenta a produtividade da área de vendas.

4 – Informação leva à satisfação

Vamos retomar os exemplos de clientes bem informados do item 2. As possibilidades de um lead bem informado sobre o celular ficar satisfeito com o produto também são maiores, Se ele conhece seus recursos, leu artigos a respeito, viu vídeos comparativos e testes de desempenho, já sabe exatamente o que esperar ao usar o produto.

Já no caso do nosso outro amigo que apenas queria usar o WhatsApp e acabou optando por um modelo qualquer, a história é diferente. Esse usuário pode se frustrar com  a lentidão do aparelho, pois não conhecia seu processador ou a falta de espaço para salvar suas fotos, pois não conhecia a capacidade de armazenamento.

Dessa forma, quanto mais bem informado o lead estiver, maior a probabilidade de que fique satisfeito com sua solução, pois sabe exatamente o que esperar. E clientes satisfeitos tendem a indicar os produtos dos quais gostam e ainda voltam a fazer novas compras posteriormente.

5 – Atenção aos clientes que ainda não estão prontos

Nem todos os usuários que foram atraídos ao seu site irão converter agora, mas podem realizar a compra em outro momento. Ao utilizar somente uma estratégia de Inbound Marketing, por exemplo, acaba-se perdendo esse público.

A automação de Marketing, por outro lado, também cuida dessas pessoas, enviando novas informações e conteúdo e cultivando o relacionamento. Assim, quando esse lead estiver mais preparado para a compra, sua empresa ainda estará na lembrança do cliente graças ao relacionamento construído.  E tudo isso sem muito esforço, pois o fluxo de contato e relacionamento estará automatizado. Isso irá aumentar suas vendas com automação de marketing.

Conclusões:

Ao longo da nossa série de posts, demonstramos a importância de contar com uma boa estratégia de automação de Marketing na sua empresa e destacamos como isso pode otimizar não só a produtividade das equipes de Marketing e venda como também melhora o número de conversões.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida ou se precisar de profissionais especializados para ajudar você a implementar a automação de Marketing na sua organização, entre em contato com a Titânio! Aproveite e siga também nosso perfil no LinkedIn para não perder nenhum conteúdo.