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Redes Sociais

Como saber quais redes sociais combinam com seu negócio?

Semana passada, fizemos um post sobre a importância de estar presente nas redes sociais e como o engajamento nessas plataformas pode ajudar sua marca.

As redes sociais podem contribuir para impulsionar seu negócio, mas em vez de dispersar seu conteúdo pelas diversas opções existentes, pode ser mais eficiente concentrar seus esforços naquelas plataformas que têm mais afinidade com sua marca e seu público.

Para ajudar você a identificar as melhores plataformas para promover sua marca, fizemos uma lista traçando o perfil das principais redes sociais atualmente. Confira:

Facebook:

A maior rede social do mundo é também a favorita dos brasileiros. Segundo dados do próprio Facebook, revelados em uma palestra da Campus Party, 8 em cada 10 brasileiros estão na rede de Mark Zuckerberg. São cerca de 99 milhões de usuários mensais, sendo que 89 milhões acessam a rede pelos celulares.

Além de contar com uma audiência poderosa, o Facebook oferece também outros recursos muito úteis como:

  • Sua estrutura é pensada para conciliar interesses de usuários e empresas, por isso, é muito fácil criar e gerenciar uma página para sua marca, postar conteúdo, responder comentários e obter métricas de desempenho. Tudo sem precisar de muito conhecimento em informática
  • Oferece uma plataforma de anúncios fácil de usar e gerenciar, com muitas possibilidades de segmentação de público (não só por idade, sexo e região, como também por interesses e afinidades).
  • Suporte para diversos formatos de conteúdo: imagens, vídeos, gifs, etc.

 

O Facebook já foi considerada uma rede jovem, mas hoje está em estágio de maturidade, atraindo usuários de todas as idades.

 

Instagram:

Com 50 milhões de usuários, o Brasil é o segundo país que mais usa o Instagram. No mundo, já são 15 milhões de perfis comerciais e 2 milhões de anunciantes.

No Instagram, os principais conteúdos são fotos, sobre as quais é possível aplicar diversos tipos de filtros, vídeos curtos, com até 15 segundos e os famosos “stories”, que são sequências de fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas.

Por pertencer ao Facebook, o Instagram também oferece plataforma robusta de anúncios, com a mesma facilidade de segmentação.

Twitter:

O principal diferencial do Twitter é a agilidade e a instantaneidade de seu conteúdo. Geralmente, as pessoas comentam sobre assuntos que estão acontecendo naquele momento: pode ser desde um show até um acontecimento local, como um acidente de trânsito no bairro.

Outra forma de uso que se popularizou muito foi usar a plataforma como “segunda tela”, que é o hábito que muitos usuários têm de comentar, em tempo real, programas, filmes e campeonatos esportivos que estão sendo transmitidos pela TV.

O Twitter também popularizou os famosos “Trending Topics”, uma lista que apresenta os assuntos que estão sendo mais comentados naquele momento.

Para marcas, o Twitter pode ser um bom canal para divulgar promoções relâmpago ou informações mais perecíveis.

YouTube:

Disputa com o Facebook o posto de maior rede social. No Brasil, são cerca de 98 milhões de usuários mensais. O Youtube é a plataforma de vídeos mais conhecida do mundo e seu uso é bastante simples.

O vídeo é o formato mais popular atualmente, e sua marca pode aproveitar as possibilidades que ele oferece para demonstrar seus produtos ou serviços, apresentar novidades, fazer tutoriais ensinando como usar determinadas funções, fazer comparativos e unboxings (mostrar um produto em primeira mão, saindo da caixa).

Além disso, o Youtube fornece uma grande variedade de métricas e estatísticas para acompanhar o desempenho do seu canal e conta com uma grande plataforma de anúncios, que oferece diversas possibilidades de formatos e segmentação.

Ao investir em presença nas redes sociais, lembre-se também de adaptar sua linguagem a certos termos e práticas que cada rede possui. Se sua marca fala com o público jovem, por exemplo, você pode utilizar um meme que esteja em alta como referência de conteúdo.

Lembre-se também que é importante interagir com seu público e responder comentários, dúvidas, elogios e críticas. Além disso, acompanhe o desempenho de seus perfis e adapte sua estratégia de acordo com os dados e métricas obtidos.

Se você tem interesse em otimizar sua presença nas redes sociais ou precisa de ajuda para sua estratégia de atuação ou produção de conteúdo, entre em contato com a Titânio. Vamos curtir muito essa parceria.