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Marketing Digital

Como saber se seu site é rápido para o Google?

Quem viveu a época da internet discada carrega uma amarga lembrança: abrir qualquer conteúdo demorava muito. Era preciso ter paciência e uma boa dose de perseverança. Em tempos de internet banda larga, esses requisitos praticamente inexistem e os usuários dificilmente visitarão seu site se ele for muito lento para carregar, como se fosse uma recordação dos saudosos anos 90.

É preciso lembrar também que estamos na era dos smartphones. Se seu site demora para abrir, provavelmente é pesado, portanto, irá utilizar mais do plano de dados. E entre um site que consuma muito e outro que gaste menos a franquia de dados, não tenha dúvida de qual será o preferido.  Perder clientes para o concorrente é um risco real quando se trata de ter um e-commerce, por exemplo, que seja muito lento.

A questão da velocidade é tão importante que é utilizada pelo Google como um dos critérios para ranquear as páginas nos resultados de busca. Sites mais rápidos tendem a ser classificados antes daqueles que carregam mais devagar.  Ou seja: investir na otimização da velocidade de carregamento do seu site também melhora sua visibilidade.

De acordo com Google, a maioria dos sites perde até 50% dos visitantes durante o carregamento. É muita gente impaciente! A gigante das buscas, inclusive, lançou uma ferramenta pela qual é possível medir a velocidade do seu site. Além de ser gratuita, você ainda recebe um relatório de desempenho e dicas de como melhorá-lo.

Outro ponto importante é garantir que seu site seja responsivo. Isso significa ser capaz de adaptar, dinamicamente, o conteúdo para diversos tamanhos e formatos de tela. Afinal, hoje em dia, os acessos via dispositivos móveis estão superando os feitos pelo computador, e os celulares existem em uma grande variedade de tamanhos e resoluções de tela.  Por isso, é fundamental que seu conteúdo seja visualizado da forma correta em qualquer dispositivo.

Por fim, vale ressaltar que o Google estima que até 2020, 70% das conexões de celulares no mundo serão feitas via 3G ou formas mais lentas. Outro dado que chama atenção é que quando o tempo de carregamento de uma página varia de 1 a 7 segundos, a probabilidade de o usuário sair do site aumenta em 113%*.

Diante de tudo o que foi analisado, podemos concluir que ter um site responsivo e com carregamento rápido não só ajuda a melhorar seu posicionamento em mecanismos de busca como também aumenta e retenção de usuários e pode ser um fator de vantagem competitiva em relação a sites concorrentes.

Existem algumas medidas simples que podem ajudar a melhorar a velocidade de carregamento do seu site, como usar ferramentas de compactação de imagens, optar por layouts mais clean, eliminar scrips e plugins desnecessários, além de usar ferramentas que reduzem o volume do código HMTL/CSS.

Esses foram alguns dos aspectos mais importantes sobre o assunto. Para saber mais detalhadamente como otimizar seu site para melhorar a velocidade de carregamento, deixá-lo pronto para ser acessado por qualquer dispositivo e entender como o Marketing Digital pode alavancar seus negócios na internet, entre em contato com a Titânio. Será um prazer conversar com você e ajudar em sua estratégia.

 

* Os dados são apresentados enquanto a ferramenta executa a análise da página cadastrada