fbpx
Marketing

Descubra o que não pode faltar no seu planejamento de marketing

Nenhuma organização consegue atingir seus objetivos sem antes fazer um bom planejamento, não é mesmo? No Marketing Digital é a mesma coisa. Seu plano de Marketing deve estar alinhado às estratégias da empresa, de forma a permitir que seja mais fácil acompanhar o desenvolvimento, mensuração e controle de ações.

Normalmente, o planejamento de Marketing é feito anualmente, mas nada impede que você faça revisões e ajustes periódicos para adaptá-los às mudanças do ambiente. Feito de maneira correta, um bom plano de Marketing Digital permite que você conheça melhor sua própria marca, seu público e seus concorrentes. Veja, a seguir, o que não pode faltar no seu planejamento:

 

1 – Estabelecer de metas:

Metas são desdobramentos quantitativos dos seus objetivos. Se você quer aumentar sua presença digital, por exemplo, uma das metas pode ser ampliar seus canais e ações em redes sociais de forma a conquistar X seguidores em 6 meses, por exemplo.

Metas são importantes pois criam passos graduais em direção ao objetivo, além de permitir controlar e medir o quão próximo você está de alcançá-los.

2 – Conhecer seu ambiente e seu o público:

Saiba quais são os canais digitais mais apropriados para sua marca e entenda de que forma a comunicação é feita nele (imagens, fotos, vídeos, tipo de linguagem, formas de interação, etc). Além disso, monitore as interações que acontecem para conhecer melhor seu público e poder criar ações mais direcionadas às suas necessidades.  Neste post, damos algumas dicas de como selecionar as mídias mais adequadas.

3 – Elaborar um cronograma de ações

Desenvolva ações que reforcem sua estratégia ao longo do ano. Estude quais datas comemorativas, por exemplo, têm mais aderência à sua marca e como aproveitar essas oportunidades. Além disso, é interessante distribuir ações de conteúdo, eventos promocionais e reforço de marca ao longo do ano, incluindo investimentos em mídia orgânica e mídia paga.

4 – Monitorar seus resultados e as principais métricas

Um dos grandes benefícios do Marketing Digital é a possibilidade de medir praticamente tudo e ter acesso a uma grande quantidade de informações sobre os resultados das suas ações. Dessa  forma, é importante entender as principais métricas da área e o que elas dizem sobre seu desempenho. Separamos algumas dicas sobre métricas nesse outro post.

5- Agências parceiras

Contar com agências de Marketing Digital ajuda a otimizar sua estratégia a partir do conhecimento e dos insights de especialistas. Além disso, você conta com equipes para colocar seu plano em prática (no nível operacional), ficando com mais tempo livre para gerenciar a parte estratégica.

Agora que você já sabe o que não pode faltar no seu planejamento digital, que tal uma ajuda  de profissionais experientes no mercado para colocá-lo em prática? Entre em contato com a Titânio. Estamos preparados para tra