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Marketing, Marketing Digital, SEO

Featured Snippet: como aparecer na posição zero do Google

O que é Featured Snippet?

Sabe quando você procura uma palavra-chave no Google e aparece a resposta dentro de uma caixa, diretamente na página de resultado do Google? É isso! Nada mais é que uma caixa de respostas. O buscador procura a melhor definição dentre os melhores rankeados para a palavra-chave pesquisada e coloca antes das páginas orgânicas, por isso ficou apelidado de “posição zero”.

Pode aparecer em vários formatos, sendo eles: parágrafos, tabelas, listas, tutoriais, receitas, etc.

Mas você sabia que na maioria das vezes o conteúdo que está na caixa de respostas não é o conteúdo da primeira posição da página? Ou seja, se você está na sétima posição, também é possível concorrer a este lugar tão desejado. 

Vamos explicar no post mais detalhes sobre essa “posição zero” e como conquistá-la.

Por que o Google desenvolveu o Featured Snippet? 

O Google achou nessa caixa de respostas uma maneira de melhorar a experiência dos usuários. O Featured Snippet proporciona uma economia no tempo e a resposta exata do que ele está procurando. 

O objetivo do Google não é gerar tráfego para outros sites, mas sim dar a melhor resposta para quem está buscando algo, por isso, ele tenta resolver a questão sem mesmo precisar abrir um segundo site. 

Mesmo não gerando tráfego para o seu site, o nome da sua empresa é mostrado junto ao Featured Snippet, desta forma, mesmo sem um novo visitante, ainda sim você estará ganhando autoridade junto aos seus clientes.

Featured Snippet X Knowledge Graph

Antes de explicar o que você pode fazer para aparecer nessa posição, achamos importante destacar a diferença entre Featured Snippet e Knowledge Graph, já que são parecidos e isso pode causar confusão.

O Featured Snippet possui o link do site que foi retirado o conteúdo descrito na parte de baixo. Isto é, possui a referência de onde são as informações. Confira o exemplo abaixo:

Já o Knowledge Graph, são informações retiradas do próprio banco de dados do Google, portanto não possui link embaixo. Observe:

Se passou pela sua cabeça ocupar espaço no Knowledge Graph, pode esquecer! Esse lugar é exclusivamente guardado para o Google. Mas nada impede de batalhar para ocupar a posição zero, certo?

 

O que fazer para aparecer na posição zero? 

Seus posts devem estar otimizados para uma mais fácil identificação do buscador. Por enquanto, não há uma fórmula 100% correta que te faça ocupar essa nova posição. Recomendamos produzir conteúdos diretos que ofereçam respostas para determinadas  perguntas, como tutoriais e definições específicas. 

Desenvolva bem o conteúdo acerca do assunto e tenha em mente que deve sanar completamente a dúvida do usuário, isto é, naquela caixa de resposta precisa ter tudo que é relevante sobre a palavra-chave. 

Se seu post é a resposta para algo, é sobre uma definição ou algum tipo de tutorial, estruture para que haja no texto uma forma resumida da resposta, isso permite que o Google ache esse conteúdo destacado e coloque na posição zero.

Outro ponto importante é que para concorrer a esse espaço, seu site precisa estar bem posicionado de forma geral nos resultados de pesquisa, ou seja, é necessário fazer um trabalho de SEO bem feito antes mesmo de almejar estar no Featured Snippet.

 

É possível ter mais de um Featured Snippet em um post? 

Sim! Se seu post possuir várias definições e for otimizado, por que não? No resultado do Google somente uma definição é exibida, mas nada impede que seu site apareça em mais de um resultado de busca.


Como fazer para o Featured Snippet aparecer para uma palavra específica? 

Bom, não é bem assim. Como vocês já devem ter reparado, não são para todas as palavras que aparece um Featured Snippet. Depende muito da popularidade das palavras procuradas por usuários. Por isso, você não consegue definir a palavra-chave que merece uma caixa de respostas.

Lembre-se ainda que o Featured Snippet pode aparecer de variadas formas, listas, parágrafos e tabelas.

 

Por que ter um Featured Snippet? 

É sempre importante focar no primeiro lugar, portanto você não deve deixar essa ideia inicial de lado. Mas um Featured Snippet pode ser tão importante quanto aparecer em primeiro no orgânico, para reforçar a autoridade da sua marca, aumentar o tráfego do seu site e assim conseguir se rankear melhor no Google e ainda competir com marcas grandes já estabelecidas no mercado. 
E aí, gostou do post? Agora que você já sabe como aparecer em um Featured Snippet, conta pra gente se conseguir conquistar essa posição! E fique ligado nas redes sociais da Titânio para mais posts como esse.