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Marketing Digital

Tendências de Marketing Digital para 2019: O que vem por aí?

Todos os anos, novas tecnologias, ferramentas e comportamentos surgem, se intensificam ou desaparecem. O foco do Marketing Digital, porém, permanece o mesmo: atrair a atenção do seu público, entender suas necessidades, reforçar o relacionamento e atender suas expectativas.

Por isso, é sempre importante estar atento ao que está acontecendo para se manter relevante. Confira a seguir algumas tendências do Marketing Digital para 2019:

 

1- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A cada ano, novos avanços são feitos na área da Inteligência Artificial. Os chatbots, por exemplo, já são utilizados por diversas empresas. A tendência para é que, nos próximos anos, a Inteligência Artificial possa ajudar os gerentes na análise de grandes volumes de dados, identificando padrões de comportamento e consumo.

A Inteligência Artificial poderá atuar em diferentes papéis,  como examinar bancos de dados e identificar potenciais clientes, monitorar conversas em rede sociais para criar relatórios sobre pontos fortes e fracos da concorrência ou identificar oportunidades de vendas (social listening) e estratégias de personalização mais aprimoradas.

 

2 – CHATBOTS

Os chatbots, robôs que conseguem interagir com o cliente em aplicativos de conversa, vinham ganhando espaço em 2018 e devem continuar a crescer no próximo ano. Diversas páginas de Facebook e alguns sites de empresas já utilizam o recurso.

É possível configurar os chatbots para responder perguntas corriqueiras, como: “quando meu pedido irá chegar?” e “como faço para alterar a forma de pagamento?” e, dessa forma, desafogar a área de SAC. Assim, esses profissionais podem atender com mais atenção e eficiência a questões mais complexas.   

Os chatbots podem, também, auxiliar o cliente a escolher entre diversos produtos e serviços por meio de perguntas padrão ou até mesmo realizar vendas automatizadas, dependendo de sua complexidade.

Já falamos de chatbot aqui no blog.

 

3 – TRANSMISSÕES AO VIVO (LIVES)

O vídeo continua sendo o formato mais envolvente no meio digital, e os vídeos ao vivo devem continuar a crescer em 2019. As empresas podem se bene