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Design, Marketing

Psicologia das cores: Entenda como influencia no marketing

Por que o logotipo da Coca-cola é vermelho, o da Samsung é azul e do Animal Planet é verde? A psicologia das cores é muito importante para as empresas na hora de escolher sua paleta, pois cada cor possui um significado e chama a atenção do consumidor de forma diferente. Nesse post, você verá exemplos dos significados de algumas cores e exemplos de marcas famosas no mercado que utilizam dessa estratégia em seus produtos.

Você sabia que muitas pessoas compram ou deixam de comprar produtos influenciadas pelas cores? Pois é. Segundo estudos, 84,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores e 93% das pessoas avaliam as cores de um produto na hora de comprar.

Veja o que as cores mais usadas significam:

 

VERMELHO (ATIVA, EMOCIONA E APAIXONA)

O vermelho é uma cor muito emocionalmente intensa. Ela aumenta o metabolismo humano, aumenta a taxa de respiração e aumenta a pressão arterial. Pode ser usada quando existe a necessidade de estimular ou incentivar ações. Empresas   alimentícias costumam gostar bastante dessa cor, assim como os consumidores.

Exemplos: Coca-Cola, McDonald’s, Puma, Santander

 

AZUL (CALMA, SEGURANÇA E CONFIANÇA)

A cor azul estimula a criatividade. É a cor preferida de grande parte do povo ocidental. Normalmente utilizada quando a empresa quer mostrar que oferece produtos e serviços confiáveis. Pode ser usada também para representar produtos de limpeza, distribuição de água e marca de roupas.

Exemplos: Samsung, HP, Facebook, Dell, Unilever

 

VERDE (EQUILÍBRIO, REJUVENESCIMENTO E NATUREZA)

Possuiu uma relação com a natureza que também implica no relaxamento que os tons de verde podem proporcionar aos humanos. É uma das cores mais versáteis, podendo ser aplicada em vários segmentos. Ela é muito utilizada em ambientes hospitalares e na identidade visual de empresas que promovem a saúde.

Exemplos: Spotify, Starbuck, Acer, Tic Tac

AMARELO (FELIZ, ACOLHEDOR E ESTIMULANTE)

É ideal para dar a sensação de calor em ambientes frios e escuros. Também proporciona concentração e atenção, por isso, é recomendável para escritórios e salas de estudo. Usada quando se tem necessidade de transmitir alegria ou acolhimento, além de quando advertir ou chamar a atenção. Observa-se bastante em placas de trânsito.

Exemplos: Nikon, Ferrari, Habib’s, Shell

 

ROXO (RIQUEZA, SUCESSO E SABEDORIA)

A cor roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério.Pode ser usada em projetos que necessitam se distinguir de outras ideias concorrentes, que querem fazer algo diferente e fugir do convencional. É comum encontrá-la em produtos de beleza.

Exemplos: Whiskas, Syfy, Aussie, Vivo

*Você sabia que a Ultra Violet (18-3838) – que é um tom de púrpura – foi escolhida como a cor Pantone para 2018? Todo ano a Pantone escolhe uma cor para representar o ano seguinte. Legal, né? Já fizemos um post sobre isso explicando um pouquinho mais sobre ela!

 

LARANJA (VIBRANTE, AMIGÁVEL E CONVIDATIVA)

Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias.Utilizada em marcas conectadas com o público jovem, por chamar a atenção do público. Sendo a cor complementar do azul, quando está acompanhada por ele o resultado é incrível.

Exemplos: Fanta, Nickelodeon, Itaú, MasterCard

 

Muitas empresas preferem um logotipo mais colorido. Embora seja possível que um logo tenha várias cores, há sempre a presença de uma cor dominante. Lembre-se de escolher sempre a que mais tem a ver com a personalidade da empresa. E as cores da sua? Estão de acordo com a mensagem que você quer transmitir para o seu público?