Marketing Digital

Qual a diferença entre site responsivo e site mobile?

É inegável a importância e o impacto que os dispositivos móveis têm no número de visitas aos sites. Desde 2016, o celular ultrapassou o computador e é a forma predominante de acesso à internet no Brasil.

Se sua empresa está pensando em criar um site que seja amigável aos celulares e tablets, já deve ter se deparado com esta dúvida: qual abordagem utilizar, criar um site responsivo ou um site mobile? Qual a diferença entre eles? É sobre isso que o artigo de hoje vai falar, confira:

SITE RESPONSIVO:

Um site responsivo se adapta a diferentes tamanhos de tela, desde um monitor com 20 polegadas, por exemplo, até celulares de várias resoluções e formatos.

No site responsivo, o seu layout se adapta dinamicamente de acordo com o espaço de tela disponível. É possível que um menu fique disposto em uma barra na horizontal no computador, que possui área de tela maior, enquanto no celular esse mesmo menu vire um ícone que, ao ser tocado, mostra as opções em uma lista na vertical.

Nessa opção, todo o conteúdo do site é exatamente o mesmo, o que muda é a disposição dos elementos, que serão organizados para se adaptar ao formato que melhor atende o dispositivo no qual está sendo visualizado.

SITE MOBILE:

Já o site mobile é criado especificamente para os celulares e tablets. Normalmente, é um subdomínio do site principal, indicado pela letra m no começo do endereço (algo como m.agenciatitanio.com.br por exemplo).

Como é um site separado, é possível enxugar alguns elementos e informações e deixar apenas o que for essencial. Assim, o usuário tem um site mais objetivo ao acessá-lo pelo celular.

Optar por um site mobile significa que você terá dois sites: um para o computador e outro para dispositivos móveis. Isso às vezes é útil quando o layout do site para PC é muito complexo para simplesmente ser reorganizado em uma tela menor, como é o caso dos principais e-commerces.

QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA MINHA EMPRESA?

Depende. Como falamos no exemplo acima, se seu site tem muitos recursos, páginas internas, seções e subseções, criar um site mobile, mais simplificado, pode ser melhor.

Além disso, se o seu site já está pronto, criar um site mobile será um processo mais prático, pois como você irá criar um projeto novo, não precisará mexer no site que já está pronto.

Porém, se sua empresa está criando seu site do zero, a melhor opção é planejar layout e conteúdo que sirvam para qualquer dispositivo e, portanto, criar um site responsivo.

Na prática, para o usuário final, haverá pouca diferença na hora de acessar seu site. Para você, porém, é necessário pensar se vale mais mexer na estrutura do seu site para deixá-lo responsivo ou criar uma versão mobile à parte.

Se você quer saber mais sobre essas diferenças e avaliar qual a melhor opção para o seu negócio ou precisa de ajuda para criar seu site responsivo ou mobile, entre em contato com a Titânio. Somos especialistas em Marketing Digital.