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Marketing Digital

Vendas B2B qual a melhor estratégia?

O segredo para ter sucesso nas vendas B2B é conhecer as particularidades desse segmento e construir boas estratégias para lidar com elas.

No primeiro post da nossa série sobre Business to Business, falamos sobre a parte de planejamento abordando justamente as suas peculiaridades. Agora, vamos ver como impulsionar as vendas quando seus clientes forem outras empresas.

Encontrando e sendo encontrado

Entre os principais desafios no campo B2B está o de conseguir novas oportunidades de prospecção. Felizmente, a internet e as técnicas de Marketing Digital oferecem grande ajuda nesse sentido.

Um passo importante, como dissemos no artigo sobre planejamento, é definir seu público e segmentá-lo. É importante estabelecer o perfil de cliente ideal e criar as personas, pois no segmento B2B há diversos tomadores de decisão dentro de uma mesma empresa.  Com um bom software de CRM, é possível classificar e segmentar seus clientes atuais, tornando mais fácil criar ações mais efetivas para cada grupo.

Para prospectar novos clientes, uma ferramenta útil é o Linkedin. A rede oferece filtros que permitem classificar os resultados por região, empresa, porte da empresa e cargo ocupado. A partir daí, crie conexões, envie os InMail (e-mails internos do LinkedIn) e comece a formar seu network. Identifique as questões relevantes para seu público e participe das comunidades de discussão, comentando e expondo as soluções que sua empresa oferece.

Outro ponto importante é investir no site da sua empresa. Cada vez mais as pessoas buscam por soluções no Google. Por isso, seu site deve utilizar as técnicas de SEO para ser bem rankeado e facilmente encontrado. É válido, também, complementar as ações orgânicas com campanhas de links patrocinados sazonalmente, nas épocas mais importantes para seu negócio.

Além disso, o conteúdo precisa ser relevante: criar artigos detalhados sobre a área em que sua empresa atua mostra conhecimento e know how, passando também credibilidade e confiança.Contar com ferramentas analíticas é essencial para entender de onde vem seu público e pelo que eles buscam.

Geração de leads e experiência de vendas B2B

Estratégias de conteúdo e Marketing Digital são uma boa opção para gerar leads qualificados. Use seu conteúdo para atrair decisores interessados na sua solução para seu site. E-books detalhando seus serviços, webinars demonstrativos e newsletters são algumas formas de angariar e-mails de empresas que realmente se in